MARIA FIRMINA DOS REIS - ESCRITORA NEGRA ABOLICIONISTA

 



MARIA FIRMINA DOS REIS
 – Viveu de 1825 a 1917, no Estado do Maranhão. Era negra, mas nasceu livre, sendo filha de uma mulher branca e um homem negro. Escreveu contos, poemas, artigos sobre escravidão.

Sobre sua trajetória, aos 12 anos passou a viver com uma tia com algum poder aquisitivo e cultural. Neste momento teve seu primeiro contato com a Literatura. Era parente de Sotero dos Reis, importante gramático da época. Estudou por conta própria, conseguindo formar-se professora aos 22 anos. Foi aprovada em concurso público para a “Cadeira de Instrução Primária”, exercendo a partir daí a atividade de professora.

Causou polêmica quando criou uma escola gratuita mista, de meninos e meninas. O projeto não durou.

Maria Firmina continuou sendo ativista contra a escravização até 1917, quando faleceu no município de Guimarães.

 

 “URSULA”

MARIA FIRMINA DOS REIS foi romancista, seu livro mais conhecido foi “ÚRSULA” - uma narrativa que se passa ainda no Brasil colônia e escravocrata, já apontando questões étnicas e de classe. É considerado o primeiro romance abolicionista brasileiro, ESCRITO POR UMA MULHER E AFRODESCENDENTE, numa perspectiva abolicionista. Publicado em 1859, mostra a sociedade patriarcal brasileira, tendo como principais vítimas a mulher e o escravo. O romance foi publicado com o pseudônimo "uma maranhense"., dada a condição da mulher naquele contexto.

Em Úrsula, Maria Firmina mostra de uma forma dramática os conflitos de um triangulo amoroso, tendo a figura forte de um opressor, dono de escravos, assim como faz relatos do ponto de vista dos escravizados, sobre a tragédia de suas vidas.  São personagens que de alguma forma, na trama que se desenrola, remetem ao contexto do Brasil escravocrata.

No prólogo do livro, já fica visível o olhar da escritora para a sua condição, afirmando "pouco vale este romance, porque escrito por uma mulher, e mulher brasileira, de educação acanhada e sem o trato e conversação dos homens ilustrados." Demonstra aí sua condição social e é deste lugar que escreve, muito mais próxima da pobreza, sem acesso a escolarização das elites.

Referiu-se ao próprio romance como "mesquinho e humilde livro". E, mesmo sabendo do “indiferentismo glacial de uns” e do “riso mofador de outros”, desafiou: “ainda assim o dou a lume”.

Por esses trechos do Prólogo do livro, é possível identificar sua leitura apropriada de uma época e de sua coragem.  Escreveu ao estilo do romantismo e, naturalmente, com a gramática da época.

O romance está em domínio público, podendo ser encontrado na Internet.

 

A POESIA DE MARIA FIRMINA DOS REIS

         A autora escreveu também poesia, sendo “Canto à Beira Mar”, uma coletânea de vários poemas de sua autoria, onde mostra seu talento, mas foi pouco divulgado à época.

No esforço de recontar a história de negros e afrodescendentes no Brasil particularmente na literatura, vem sendo resgatada e valorizada mais recentemente.

Abaixo, um dos poemas de Coletânea “Canto à Beira Mar”.

 

“SEU NOME”

 

Seu nome! em repeti-lo a planta, a erva,.
A fonte, a solidão, o mar, a brisa
Meu peito se extasia!
Seu nome é meu alento, é-me deleite;
Seu nome, se o repito, é dúlia nota
De infinda melodia.

Seu nome! vejo-o escrito em letras d'ouro
No azul sideral à noite quando
Medito à beira-mar:
E sobre as mansas águas debruçada,
Melancólica, e bela eu vejo a lua,
Na praia a se mirar.

Seu nome! é minha glória, é meu porvir,
Minha esperança, e ambição é ele,
Meu sonho, meu amor!
Seu nome afina as cordas de minh'harpa,
Exalta a minha mente, e a embriaga
De poético odor.

Seu nome! embora vague esta minha alma
Em páramos desertos, - ou medite
Em bronca solidão:
Seu nome é minha idéia - em vão tentara
Roubar-mo alguém do peito - em vão - repito,
Seu nome é meu condão.

Quando baixar benéfico a meu leito,
Esse anjo de deus, pálido, e triste
Amigo derradeiro.
No seu último arcar, no extremo alento,
Há de seu nome pronunciar meus lábios,
Seu nome todo inteiro!...

http://www.jornaldepoesia.jor.br/mfirmina06.html







Ana Lucia dos Santos, assistente social, professora e escritora.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hibisco Roxo - Chimamanda Ngozi Adichie - Desdobramentos do Colonialismo.

INDÍGENAS DE MONGAGUÁ

TORTO ARADO de Itamar Vieira Vieira -